Com uma proposta simples, transmitir dados por meio de luz, claro já existe a fibra óptica e já transcendemos o uso da transmissão dados por infravermelho, porém, diferente desses casos a luz seria provida de uma lâmpada não restringindo ou dificultando o acesso como no casos anteriores, muito parecido como funciona atualmente o Wifi.
Como funciona o Li-Fi ?
O Li-Fi é uma lâmpada inteligente que transmite seus dados ao se ligar e desligar, claro que tão rápido que nosso olhos nem irão perceber a lâmpada se desligar, mas aparelhos fotodetectores poderão detectar e receber esses dados. Trabalhando de forma muito parecida com o Wifi, o Li-Fi conseguiu atingir uma alta velocidades em testes, chegando a ser até 250 vezes mais rápido que o Wifi.
Li-Fi, ou “Light Fidelity” emprega luz provida de LEDs, pois lâmpadas comuns não resistiriam muito tempo oscilar entre ligado e desligado sem queimar, e enquanto o Wifi quase que chega ao seu limite o Li-Fi por sua vez ainda não atingiu seu potencial máximo. Porém nem tudo são flores, há vários problemas a serem resolvidos e que levará algum tempo.
Um problema, se é que pode ser considerado assim, é quantidade de pessoas que podem ser conectar por lâmpada, por enquanto é um pouco mais limitada que seu antecessor, outro problema seria o fato de diferente do sinal de rádio a luz não atravessa paredes, restringindo o acesso por cômodos da casa.
Aplicação do Li-Fi
Por mais óbvio que parece o uso domestico é um deles, porém não é o único a se beneficiar de tal tecnologia, a NASA por exemplo também estuda uma forma de usar a transmissão de dados por meio de luz como meio de comunicação entre planetas, claro que não será igual, mas o conceito sim é muito parecido.
O conceito de transmissão por luz já não é novo e possui diversas aplicações, desde a utilização em áreas com muita interferência de radiofrequência, ou até mesmo onde o uso R.F. seja restrito.
Leia mais sobre: