Responder a esta questão ou a outras varias iguais a esta só levara a discussões, além de que é impossível dar um resposta precisa e concreta e ser 100% imparcial; cada distro possui suas características, pontos fortes e fracos, o que faz com que uma seja mais adequada que outra em determinado ponto. Pensando nisso, não vou expressar qual a melhor distribuição Linux e sim os pontos e as características das distribuição mais populares atualmente.
Ubuntu (e suas variações)
Ubuntu é uma distribuição Linux bem aceita nos últimos tempos devido a sua facilidade de uso, da sua grande quantidade de repositório de programas a disposição e de drivers compatíveis com grande parte dos periféricos, além de que a cada 6 meses é lançada uma nova versão do sistema, fora as atualizações que ocorrem com alguma frequência e um design diferente.
O Ubuntu é uma distro baseado no Debian, herdando muitas características do Debian, como por exemplo a instalação de pacote .deb e repositórios. Ao longo do tempo originou-se diversas distribuições baseadas nele, além de muitas variações, cada uma com um ambiente gráfico diferente, funções e/ou aplicativos diferentes, dentre elas estão as distros: Lubuntu, Xubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Ubuntu Studio, Ubuntu Server, cada um com uma proposta diferente, dentre tantas outras distros derivadas, sejam elas oficiais ou não.
Slackware
Slackware é um das mais antigas distribuições Linux ainda no mercado e sendo atualizada, foi criado em 1993 e seu principal objetivo era de sempre manter a qualidade e desempenho, por esse motivo Slackware roda nas mais variadas configurações, o que faz com que seja muito utilizado em servidores, para pessoas que prezam desempenho e para acadêmicos (possui uma vasta documentação).
Linux Mint
Ubuntu com certeza é muito popular, Com dito anteriormente o Ubuntu teve diversas distros baseadas nele, mas quem diria que um de seus filhos se tornaria também muito pródigo. Linux Mint possui duas versões, sendo uma delas baseadas no Ubuntu e outra no Debian, ficou muito popular pela sua facilidade, leveza e a grande quantidade de programas, plugins, drivers, codecs, dentre outros inclusos por padrão no sistema, além de usar o repositórios de programas do Ubuntu.
O design do Mint segue um padrão diferente do habitual, ele possui um ambiente gráfico chamado Cinnamon(ambiente derivado do Gnome), mesmo que sendo baseado no Gnome, sua estrutura é muito parecido com o ambiente KDE, com algumas peculiaridades, tendo em vista a praticidade e facilidade de uso.
Fedora
Fedora tem como patrocínio uma grande empresa (Red Hat) e por isso tem muita semelhança com o Red Hat Linux, é simples e fácil, possui diversos drivers, utiliza o Gnome como ambiente, mas nada impede a instalação de outros ambientes gráficos, pode ser rodado a partir de um CD(live CD), possui um gerenciador de pacotes (yum) eficiente, uma comunidade com documentação em português dentre outras tantas qualidades.
openSUSE
Com ambiente gráfico KDE(por padrão),Gnome dentre outros, o openSUSE torna-se muito versátil e fácil de usar. openSUSE é um projeto patrocinado pelo Novell, multilinguagem, com gerenciador de pacotes (RPM ) bom, com uma fácil instalação e configuração, o que o torna ideal para empresas e uso pessoal.
Debian
Hoje é o pai e talvez avô de muitas distros, mas com certeza deve haver um bom motivo para que essa distribuição tenha sido tão usada como base para outras, até mesmo o tão famoso e usado Ubuntu é baseado no Debian, e o motivo talvez seja a facilidade de uso, instalação de aplicativos com pacote pré-compilados(.deb), e o uso de repositórios para facilitar a instalação de aplicativos e dependências, sem mencionar a estabilidade. Com toda certeza o Debian é uma distribuição a se conhecer.
Gentoo
Talvez uma das mais notáveis, com toda certeza desempenho é um dos seus pontos fortes, mas nem de longe é o único, Gentoo é uma distribuição otimizada para os mais diversos hardwares, além de ter a velocidade como destaque, tanto que uma curiosidade sobre esse espetacular sistema é que seu nome vem de uma espécie de pinguim (Pinguim Gentoo), conhecida como a ave mais rápida do mundo de baixo da água, bem sugestivo, não é?
Então, qual seria a melhor distribuição Linux ?
Essa pergunta esta longe de ser respondido e talvez nunca seja, é mais uma questão de gosto do que qualquer outra coisa, e com certeza deixa duvidas. A lista foi criada em virtude da popularidade das distros e de suas características, por isso não reflete a opinião de muita gente, mas pode servir como auxilio para uma possível escolha ou até mesmo para sanar algumas curiosidades sobre, além disso a quantidade de distribuições Linux é enorme, e a cada dia surgem mais, não conseguiria citar nem mesmo todas as mais populares, imagine as demais, tanto que algumas famosas como Arch, CentOS, Red Hat(versão comercial), dentre outras ficaram fora da lista, mesmo sendo tão populares quanto as de cima ou talvez mais, mas foram retiradas para não tornar esse post mais extenso do que deveria.
E para você qual é a melhor distribuição Linux hoje em dia ?
Mto bom post!!!